Apresentação

É com recurso a novas tecnologias em forte expansão que é possível pensar e executar um guia interactivo em RA (Realidade Aumentada), uma ferramenta que se destaca pela possibilidade de fornecer toda a informação de uma forma imediata, dinâmica, moderna e altamente atractiva.

Com recurso à tecnologia é possível identificar num determinado espaço geográfico os mais diversos POI (pontos de interesse) e a esses pontos associar a informação desejada. Os POI organizam-se por categorias sendo possível identificar monumentos, museus e outro património, restaurantes, alojamentos, farmácias, etc.

A cada um desses pontos é possível associar diversa informação, desde textos escritos, a conteúdos áudio, a imagens ou até mesmo vídeos, envio de SMS, Twitter, telefonema, entre outros.

É possível, por exemplo, associar ao POI do Centro Cultural o Programa Mensal de Espectáculos, associar informação sobre as exposições patentes e as que estão programadas, juntar a cada um dos pontos assinalados horários de funcionamento, facultar percursos para orientar o visitante, etc.

Toda esta informação chega de forma rápida e atractiva ao telemóvel do visitante.

Esta tecnologia já está disponível para smartphones iPhone, Android, BlackBerry e Nokia.

Nesta fase, o visitante não tem qualquer custo para adquirir a informação, nem qualquer necessidade de se deslocar a postos de turismo, como horários de funcionamento condicionados, para obter informações úteis.